No duelo principal da noite de gala, paranaense e paulista estão confiantes em sua estreia na divisão dos pesos-pesados e prometem um bom combate. Evento terá, ao todo, 17 lutas que serão disputadas neste sábado, 17 de agosto, na Capital Paulista
O duelo principal da edição histórica (50) do mais importante evento de lutas mistas do país, o SFT Combat, está incendiando os bastidores do universo brasileiro do MMA.. Cleber Sousa e Irwing King Kong, que sobem ao octógono do SFT pela primeira vez para uma luta da divisão dos pesos-pesados (até 120,2 kg), demonstram grande expectativa e se declaram confiantes para o combate que encerra o card principal, marcado para o próximo sábado, 17 de agosto, no Clube Atlético Juventus, em São Paulo (SP).
Cleber Sousa (#4 BRA**), ex-titular dos cinturões dos pesos médio e meio-médio, detém na sua carreira uma sequência de oito vitórias consecutivas no Brasil, e já conquistou quatro cinturões na competição, dentro do cartel acumulado de 24 vitórias, 18 derrotas e um empate . No SFT 48, perdeu o cinturão dos médios contra Rafael Soldado, mas subiu duas divisões de peso no evento pra tentar conquistar uma nova láurea.
“A minha expectativa é que será um ‘lutaço’. Já combati pelos pesados no Japão, na Colômbia, e em outros eventos no Brasil, mas será minha primeira vez no SFT. Venho de outras lutas, uma emendada na outra, sem quase conseguir descansar. Mas tenho treinado duro para enfrentar o Irwing e a preparação tem sido a melhor possível. Estou me sentindo bem. Acredito que pelo meu peso vou chegar um pouco mais lento, porém muito forte”, conta Cleber.
Já Irwin King Kong (#5 BRA**) é o único atleta de MMA do mundo a lutar em seis divisões diferentes de pesos e vencer em todas elas. O paranaense de 35 anos, que soma 19 vitórias em seu cartel, detém o cinturão dos meio-pesados do SFT e já vestiu o dos peso-médios do setor de MMA do evento, demonstra ansiedade para subir no cage neste final de semana e superar seus próprios recordes.
“Estou animado e ansioso para fazer estreia numa nova categoria e dominá-la também. Minha expectativa como peso-pesado é grande. Tenho feito uma preparação puxada, treinando bastante jiu-jitsu e wrestling, pois sei que o Cleber não terá coragem de trocar comigo. Sempre entro para dar o meu melhor. Então todos irão ver o velho King Kong no octógono, aquele que sempre finaliza”, promete.
Paulista de Itaquaquecetuba, com 39 anos, Cleber Sousa demonstra ter estudado seu oponente. “É muito difícil falar de estratégia lutando com um adversário experiente. O Irwing é um cara traquejado, que troca bem o pé, que é bom de chão. Como somo dois lutadores, com carreira muito sólidas aqui no Brasil e em outros octógnos internacionais, acho que as coisas vão se encaixar no decorrer da luta. Mas sou o Cleber ‘The Champion’ Sousa. Sei que não vou perder, sou o rei do SFT”, desafia.
King Kong revela que já tem uma ideia de como enfrentará seu adversário. “Conheço o Cleber, inclusive já lutamos no mesmo evento na Rússia. Acho que ele é muito fraco no jiu-jitsu, mas eu sou bom de cascudos. E talvez seja esse o caminho. Então vou vencer bonito para o nome ficar cravado na história do MMA. Vou quebrar meus próprios índices e mostrar para o mundo porque eu sou o caçador de recordes”, declara.
David Hudson, presidente do SFT, aponta que este é um combate muito esperado pela organização do evento. “Estamos tentando fechar essa luta faz uns três anos, mas sempre houve problemas de desencaixe de agendas. Por essas coincidências da vida, quis o destino que esse combate fosse acontecer nesse nosso evento comemorativo e histórico que será o SFT 50”, afirma.
Para o executivo, os dois atletas têm perfis e resultados semelhantes. “Eles venceram, cada um, 56% das lutas que fizeram, têm experiências em eventos na Rússia, onde é muito difícil ganhar uma luta, e estão praticamente no mesmo patamar dentro do ranking brasileiro da Tapology. É um combate bem-casado, em que os dois estarão inteiros, sem sofrer com corte de peso. Quem assistir pessoalmente ou pelas transmissões, tenho certeza de que testemunhará um confronto histórico entre dois grandes nomes do MMA Brasileiro e da América Latina”, finaliza Hudson.