Photo: Unsplash
Atual detentor do cinturão da categoria peso-médio, Israel Adesanya se firmou como um dos nomes mais dominantes do Ultimate Fighting Championship. Ele vem sobrando em sua categoria nos últimos tempos e ainda está invicto na divisão de até 84kg.
Mas será que há algum concorrente à altura de desafiar o campeão? No discurso tem vários que querem.
Segundo o próprio italiano Marvin Vettori, que concedeu entrevista ao site de apostas UFC Betway, ele está se preparando para dominar o peso-médio do UFC. Contudo, ele sequer será o próximo a desafiar Adesanya.
Aliás, Vettori já perdeu duas vezes para o nigeriano, o que sequer garante que ele terá uma terceira chance de ser o desafiante neste momento.
Contudo, quem será o próximo a ameaçar o cinturão de Adesanya?
Próximo na fila, será que Jared Cannonier tem chances?
No UFC 276, marcado para o dia 2 de julho, Israel fará a sua quinta defesa de cinturão dos médios contra Jared Cannonier.
Atual número 2 do ranking da categoria peso-médio do UFC, o norte-americano é um dos lutadores que podem ameaçar o reinado do nigeriano. Mas será que ele tem potencial para ‘roubar’ o cinturão de Adesanya?
Tendo feito sua estreia no maior evento de MMA do planeta em janeiro de 2015, Cannonier perdeu logo a sua primeira luta no UFC 182. Foi por nocaute para Shawn Jordan. Mas duas vitórias em 2016 serviram para recuperar seu status dentro da organização de Dana White.
Porém, em dez lutas desde então, Cannonier soma seis vitórias e quatro derrotas, estando longe de ser um exemplo de regularidade dentro do UFC. Isso levanta muitos questionamentos em relação às suas chances de ser um desafiante à altura do excelente Adesanya.
Porém, é um fato que essa luta tem tudo para ser muito interessante e que todos os olhares estarão sobre Adesanya e seu desempenho para tentar chegar à 12ª vitória consecutiva em sua categoria. Isso estenderia ainda mais a sua invencibilidade na divisão de até 84kg.
E outros nomes interessantes
O primeiro que pode aparecer nessa lista é o neozelandês Robert Whittaker, que está logo abaixo de Adesanya no ranking da categoria peso-médio.
Contudo, ele já teve uma chance recente de pegar o cinturão do nigeriano e falhou miseravelmente. Foi no UFC 271, realizado em fevereiro de 2022, quando Adesanya ganhou por decisão unânime dos jurados. Assim, Whittaker terá que aguardar um pouco mais se quiser ter uma nova chance de conquistar o título dos médios.
Outro potencial desafiante futuro é Marvin Vettori. Em entrevista ao time do Betway Insider, o italiano garantiu que está intensificando seus treinamentos na tentativa de voltar a desafiar Adesanya na disputa pelo cinturão.
Segundo o próprio Vettori, como um lutador de MMA, ele está buscando evoluir de maneira constante o seu boxe, o seu jiu-jitsu e o seu wrestling.
Vettori não entra no octógono desde outubro de 2021, quando derrotou o brasileiro Paulo ‘Borrachinha’. Ele estava com uma luta marcada contra Robert Whittaker, em junho deste ano, mas o neozelandês desistiu do combate devido a uma contusão.
Agora, há a perspectiva de ele enfrentar Whittaker no segundo semestre de 2021. Mas a luta ainda não foi confirmada oficialmente pelo Ultimate Fighting Championship.
Entretanto, contra Adesanya, o retrospecto de Vettori não é nada animador. O italiano já lutou contra o nigeriano em duas oportunidades no UFC e foi derrotado em ambas.
A primeira delas foi em abril de 2018, quando Adesanya venceu por decisão dividida dos juízes. E a mais recente foi no UFC 263, realizado em junho de 2021, quando o italiano teve a chance de tirar o cinturão dos médios de Adesanya, mas acabou perdendo por decisão unânime.
Por essas e outras que ainda não sabemos quando (e se) Vettori terá uma segunda oportunidade de lutar novamente pelo título.