top of page
  • Foto do escritorRedação

Denys Darzi exalta valorização do Jiu-Jitsu nos EUA

Atualizado: 13 de nov. de 2023



Faixa-preta condecorado na arte suave, Denys Darzi falou sobre a ida de lutadores brasileiros para solo americano, e o desenvolvimento da arte suave em ambos os países.


MMA Premium: Gordon Ryan é hoje o maior nome do Grappler mundial? Ou acredita que há outros atletas na frente dele?


Denys Darzi: Há vários atletas extremamente duros, capazes de fazer frente a ele, mas eu diria que atualmente Gordon Ryan é o melhor. Ele é um atleta diferenciado. Além da capacidade técnica, de um espírito guerreiro e de uma força física privilegiada ele possuiu uma habilidade extremamente importante para os lutadores No-Gi, que é a sua capacidade de interpretar o jogo do seu adversário e traçar estratégias. A partir dessa análise ele define como se portará durante o combate, prepara suas defesas e suas armadilhas, tornando seu jogo difícil de ser superado. Em eventos recentes essa habilidade de avaliar seus corretamente adversários e definir seu jogo ficou muito evidente.


MMA Premium: O que acha da recente debandada de atletas da arte suave para o MMA, um caminho natural?


Denys Darzi: Essa debandada ainda ocorre, mas tenho a impressão que já foi maior. Acredito que as premiações maiores no MMA são um fator determinante, mas a visibilidade que o atleta ganha também acaba influenciando, pois abre portas para que eles possam vender sua imagem para publicidade, gerando outras fontes de renda para o atleta. No entanto, o jiu jitsu de competição, seja ele com kimono ou sem kimono, tem atraído mais patrocinadores, mais público e consequentemente mais recursos, patrocínios e premiações possibilitando que os atletas de ponta possam se dedicar exclusivamente ao jiu jitsu esportivo. Atenção empresas, alguns atletas do jiu jitsu tem mais de 300 mil seguidores em suas redes sociais, divulgar seu produto através deles é um excelente negócio.



MMA Premium: Por que nos EUA o jiu jitsu chega a ser mais respeitado e valorizado que no próprio Brasil na sua opinião?


Denys Darzi: Comecei a viajar com frequência para os EUA, por causa do Jiu Jitsu, em 2005 e durante esses anos tive a oportunidade de estar presente em diversas competições e visitar inúmeras academias em diversos estados, pude constatar que realmente eles dão muito mais valor ao jiu jitsu do que nós brasileiros. Esse respeito e valorização é muito maior aqui, mas isso não ocorre só com relação ao jiu jitsu, mas em tudo, em todos os esportes, aqui tudo é levado mais a sério. O americano entendeu que o jiu jitsu como esporte e produto cultural contribui para a nação americana e isso é realmente algo muito forte aqui. O Brazilian Jiu Jitsu é o maior produto cultural de exportação do Brasil, ultrapassou há muito tempo a nossa Bossa Nova.



MMA Premium: Acredita que o Brasil pode chegar no mesmo nível de profissionalização do esporte que nos EUA? Ou ainda falta muito?


Denys Darzi: Eu diria que não é impossível, temos o exemplo do vôlei brasileiro que está entre os melhores do mundo não só no nível dos atletas, mas também na organização das competições. Mas infelizmente na maioria dos esportes estamos muito distantes da realidade americana e de outros países desenvolvidos. No Brasil o planejamento é precário ou inexistente, a visão é sempre de curto prazo, interesses pessoais sempre prevalecem, a falta de competências por parte de dirigentes, os esquemas de corrupção presentes nas federações e confederações e como nunca poderia deixar de ser, os mecanismos e regras do governo, que em geral, dificultam sempre de alguma forma essa expansão. O caminho é longo e minha torcida é grande para que a gente um dia chegue lá.


Denys Darzi

Coral Belt 7th Degree

Head Coach at Denys Darzi Brazilian Jiu Jitsu Boca Raton – FL USA

3 visualizações0 comentário
bottom of page