top of page
  • Foto do escritorRedação

Ariane Guarnier fala sobre grande marco e conquista para as mulheres da arte suave

Ariane Guarnier relatou experiência de quase 1 ano como presidente da Federação de Jiu-Jitsu do Espírito Santo


No mês de julho do ano de 2022, Ariane Guarnier marcou o seu nome do jiu-jitsu capixaba mais uma vez, quando se tornou a primeira mulher presidente da Federação de Jiu-Jitsu do Espírito Santo (FEJJES). Em 27 anos de história, essa foi a primeira vez que uma mulher assume a presidência da entidade. Diplomada pela Confederação Brasileira e Internacional de Jiu Jitsu (CBJJ e IBJJF), Ariane é uma das atletas de maior destaque no esporte brasileiro com conquistas nacionais, com pódio no Brasileiro em 2019 e 2022, e internacionais, Mundial no World Master Jiu-Jitsu IBJJF, em 2017 e 2018.


— Estar na presidência da FEJJES hoje é um enorme desafio. Suceder excelentes presidentes que me antecederam, cada um a seu tempo, com suas histórias, e histórias vitoriosas que estão eternizadas. Contudo, sonho com uma Federação trabalhando com um Jiu-jitsu cada vez mais social, cada vez mais inclusivo e envolvendo mais mulheres, crianças, portadores de necessidades especiais, autistas e outros, e acima de tudo ainda mais Federativo e Democrático, e que tudo seja feito pela maioria, em ampla e pública participação — declarou Ariane Guarnier ao falar sobre como tem sido a experiência como presidente da FEJJES.

Ariane também já atuou como árbitra em um dos maiores eventos de jiu-jitsu do mundo, o Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship 2018, além de ser professora de Jiu-Jitsu dentro das Escolas entre 2017 e 2018 em alguns Emirados e no clube oficial do Emirado de Ajman. Além de ser Presidente da Federação - FEJJES, Ariane Guarnier ainda acumula a função de Funcionária Petrobras e de CEO da Além dos Tatames, Academia localizada na Praia da Costa, em Vila Velha-ES, onde desenvolve um trabalho inovador e diferenciado, com uma missão de Formar Campeões para a Vida.


— Chegar à presidência me deixou muito feliz, pois tenho sonhos grandiosos e muito propósito de implementar o jiu-jitsu, integrado a inteligência emocional, dentro das escolas, usando o mesmo como ferramenta de transformação de vidas, atuando de forma positiva para diminuição do índice de suicídio, depressão e trabalhando na formação das crenças fortalecedoras de identidade, capacidade, merecimento, pertencimento e importância, aumentando a resiliência, autoestima, autoconfiança e disciplina com a minha missão de formar campeões para a vida. Será sobrenatural e de extrema alegria se conseguirmos dar voz e trazer para perto todos professores(as) de Jiu-jitsu que tenham um dojô e que se dediquem a ensinar a arte suave — afirmou Ariane Guarnier.

Uma mulher em um ambiente amplamente masculino, Ariane teve que superar muitas adversidades para chegar aonde chegou, um exemplo para as atletas da nova geração que buscam viver da modalidade e alcançar grandes feitos no jiu-jitsu. Faixa-preta 2º grau, um feito muito raro entre as mulheres, Ariane falou sobre as dificuldades que enfrentou para conquistar o seu espaço.


— Chegar a faixa preta treinando somente com homens praticamente foi uma vitória muito grande, lembro-me ainda quando estava na faixa-branca e azul onde eu dividia o tatame com 2 a 3 mulheres no máximo, muitas delas não permaneciam, e por isso nenhuma delas chegaram a faixa-preta. Talvez um homem não tenha essa visão e consciência, mas realmente é admirável, de uma força e garra enorme uma mulher que se forma a faixa preta — finalizou.

Como presidente da Federação de Jiu-jitsu do Espírito Santo (FEJJES), Ariane Guarnier estava na liderança da realização da 1º Etapa do Campeonato Estadual de JJ no ES, um grande evento realizado no último mês de março na cidade de Vitória, evento que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Vitória (Semesp). Atualmente na função de presidente, a atleta e empresária se organiza já para o próximo evento, que será a 2ª Etapa do Estadual, chamada de Copa Metropolitana, prevista para acontecer também em Vitória, no dia 25 de junho deste ano.

7 visualizações0 comentário
bottom of page